Novos sapatos para velhos pés

Um vídeo muito engraçado com cães vestindo sapatos está no canal da Inédita (clique aqui para ver). Você pode me perguntar: mas por que a Inédita está publicando este vídeo? Por uma razão muito simples: este vídeo é uma especial lição de Neurociência.

Nele podemos observar como o sistema sensorial atua na construção das respostas motoras. Estes pobres animais, que estão experimentando estes sapatinhos depois de terem vivido até aquele momento sem esta experiência, reagem ao sapatinho como se o chão em que estão pisando estivesse mudando. Como não há no repertório sensorial deles a menor referência às sensações que sapatos provocam, o sistema nervoso deles depreende que as mudanças percebidas referem-se ao chão que estão pisando. Posso apostar que quando mais macia for a sola do sapatinho mais parecida com o andar em areia movediça será a resposta motora observada. Reparem como alguns tentam tirar a pata rapidamente do chão como se isto pudesse livrá-los do “chão que recobre suas patas”.

O vídeo pode nos proporcionar boas risadas e uma reflexão: será que quando nosso ambiente muda conseguimos organizar respostas comportamentais adequadas às mudanças ou reagimos como os cães procurando alternativas baseadas em tentativa e erro?

Divirtam-se com o vídeo! Eu volto em outro post discutindo como podemos promover adaptações a mudanças de forma muito mais eficiente.

Um grande abraço!

 

 

4 Comments

  1. Fernanda Paula
      janeiro 21, 2015 at 6:26 PM

    Boa noite!
    Gosto muito dos seus posts e da maneira como escreve.
    Sou psicóloga e quero aprofundar meus conhecimentos em neurociência. Tenho formação em coaching, que adota alguns conceitos de neurociência. Não quero sair por aí, dizendo que conheço a neurociência só por que fiz coaching, entende?
    Quero aprofundar meus conhecimentos a esse respeito sem ser uma propagadora de “neuromitos”.
    Moro em Goiânia-GO e gostaria que você me orientasse sobre como posso ter um pouco mais de conhecimento para evitar atitudes antiéticas e superficiais na minha atuação.
    Um grande abraço!
    Fernanda Paula.

  2.   janeiro 21, 2015 at 10:15 PM

    Olá, Fernanda! Muito obrigada pelo feedback positivo. Você conhece nosso trabalho de cursos de neurociência? Visite o site http://www.ineditacursos.com.br ou curta a fanpage Inedita Cursos no Facebook. Muito em breve faremos um lançamento que vai bem ao encontro da sua necessidade/vontade. Você já baixou o e-book gratuito Cérebro e Comportamento? Está lá na fanpage! Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar meu trabalho!

  3.   fevereiro 4, 2015 at 6:04 PM

    Prezada prof dra Carla Tieppo. Sou estudante do terceiro ano de fonoaudiologia da Santa casa. Tenho acompanhado seu trabalho aqui no site e lido o ebook cérebro e comportamento, assisti seus videos sobre o livre arbítrio, a tomada de decisão e outros no Canal. Um material rico de conceitos que sao muito profundos e que também dialogam com as humanidades e a psicologia. Este seu trabalho de dialogo da neurociência com as humanidades e outras ciências e a forma democrática como esta sendo veiculada pela TV em grandes emissoras, internet, facebook, nos ajuda e nos fortalece nessa luta de querer sempre aprender para sedimentar uma carreira com bases solidas e segura. E a neurociência nos dá essa perspectiva. Obrigada por dividir e nos ensinar a todos dessa forma tão bem feita Parabéns pelo trabalho tão digno!

  4.   fevereiro 4, 2015 at 6:12 PM

    Olá, Angela! Fico muito feliz em saber que você tem aproveitado o material para aprofundar sua formação. Sinto-me mais responsável ainda por produzir conteúdos de qualidade sabendo que vocês estão por aí lendo. Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.