Mais do que um corpinho bonito

Um estudo iniciado em 1985 com jovens na casa dos 20 anos (Coronary Artery Risk Development in Young People – CARDIA study) teve novos resultados publicados nesta semana na revista Neurology. Neste estudo, demonstrou-se que as pessoas que aos 20 já se exercitavam e tinham um condicionamento cardiovascular bom, quando chegaram aos 40 apresentaram melhor desempenho cognitivo (aqui o abstract do estudo).

Uma boa razão para justificar esses resultados é o fato de que o suprimento sanguíneo para o cérebro pode ser melhor em indivíduos em melhores condições cardiovasculares. Se olharmos para o processo evolutivo do nosso gênero Homo, veremos que durante as fases em que evoluímos nossas capacidades cognitivas em maior velocidade (aquisição de linguagem e cultura), o homem caminhava em média 10km por dia. Por esta razão, a vida sedentária e cheia de confortos tecnológicos pode ser um perigo para nossa cognição.

Vários estudos tem mostrado que a atividade física é muito boa para a função cerebral. Mesmo que você já tenha passado dos 20, dos 30 ou mesmo dos 40 ou mais, não deixe de colocar o corpo em movimento hoje mesmo. Os benefícios serão pra sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.