Criatividade em momento de crise

 

Uma das principais habilidades necessárias para enfrentar momentos de crise é a capacidade de encontrar soluções. Estar diante da necessidade de cortar os gastos de uma empresa ou diminuir os itens no carrinho do supermercado exige uma solução criativa que não prejudique o andamento da empresa ou a qualidade das refeições.

Contudo, a tendência é que o cérebro se acomode e não deixe de buscar novas soluções, mesmo quando os resultados obtidos não são excelentes.

Por isso, optar por uma solução rápida e viável é mais fácil para se livrar do problema. Mas e se você pudesse adquirir habilidades que tornassem esse processo mais fácil e produtivo? E se você treinasse sua capacidade de encontrar de forma muito mais rápida novas possibilidades desejadas?

Esta habilidade chamada de potencial criativo pode ser uma ferramenta interessante para ser aplicada em sua vida pessoal e profissional. As pessoas que desenvolvem inovações estão entre aquelas mais bem remuneradas e admiradas no mercado de trabalho.

Para ser mais criativo e “emprestar” esta criatividade para desenvolver um processo de inovação, por exemplo, você precisa treinar esta habilidade de manter muitas informações ao mesmo tempo na sua memória de trabalho. Este tipo de memória permite que várias informações a cerca de uma determinada situação sejam processadas simultaneamente no seu cérebro. E o resultado disso geralmente é um momento “EUREKA”.

Procure desconfiar das soluções de sempre e gaste um pouco de tempo para pensar em outras possibilidades. Você só tem a ganhar!

Texto originalmente publicado em 03/06/2015 em:http://metodosupera.com.br/saude-mental/criatividade-em-momentos-de-crise/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.