As emoções e o cérebro

NAC

 

Tem gente que acha que emoção é coisa do coração. E que o cérebro não tem nada a ver com isso. Porém, é dentro da sua cabeça que a emoção começa. E a emoção na verdade é uma forma muito importante de guardarmos na memória quais são as coisas que devemos evitar e quais são aquelas que devemos procurar.

A emoção nos indica nossos medos e nossos desejos. Mas este é um tipo de memória que muitas vezes nem sabemos como foi criada.

Desde o tempo em que vivíamos na barriga da nossa mãe, fomos aprendendo a ler o mundo através de nossas emoções. O cheiro da mãe pode acalmar nenês mesmo na ausência dela. Se você é mãe, coloque uma roupa usada dentro do berço e veja se isso não ajuda seu bebê a pegar no sono.

Mesmo sem lembranças conscientes de determinados fatos que aconteceram você pode ter lembranças emocionais muito fortes sobre eles e, muitas vezes, sua mente não consegue nem interpretar direito o que está sentindo.

Assim, quando entra num determinado lugar e sente um frio na barriga é bem provável que naquele momento um cheiro ou algo que viu ou ouviu tenha estimulado uma memória emocional que provocou uma reação do seu corpo a ela.

Procure prestar atenção às reações que seu corpo tem diante das suas emoções. Este é um exercício de autoconhecimento que pode ser muito valioso para desenvolver seu autocontrole.

Texto originalmente publicado em 08/10/2014 em: http://metodosupera.com.br/saude-mental/as-emocoes-e-o-cerebro/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.